Programa Sociocultural
Conjuntos de Câmara

A formação de conjuntos de música de câmara tem como objetivo promover o aprimoramento técnico e artístico de jovens músicos e o protagonismo juvenil. A ideia é estimular a participação social dos jovens, o que contribui para seu próprio desenvolvimento pessoal. Como resultado, esses jovens tornam-se mais autônomos e comprometidos socialmente com valores de solidariedade incorporados.

Camerata Jovem do Rio de Janeiro

Camerata Jovem do Rio de Janeiro

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro (CJRJ) é constituída por 17 jovens músicos cariocas, com idades entre 18 e 25 anos, todos oriundos do projeto Ação Social pela Música e moradores de diferentes comunidades do estado do Rio de Janeiro. Formada há 6 anos, a Camerata já se apresentou em espaços consagrados da música clássica no Brasil como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecilia Meireles, Cidade das Artes e também no Rock in Rio e centros culturais, tocando ao lado de grandes músicos como o pianista chinês Lang Lang e o violonista brasileiro Yamandú Costa. Os jovens músicos participaram, com grande sucesso, do Festival Internacional de Música de Londrina e do Festival Internacional de Música de João Pessoa.

Em 2017, a orquestra realizou a sua primeira turnê para a Europa, se apresentando na Alemanha e Holanda em espaços renomados da música de concerto internacional como o Concertgebouw em Amsterdã. Em 2018 a CJRJ foi convidada a realizar concertos em Nova Iorque (EUA) , sendo o grande destaque a apresentação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em agosto de 2019, a Camerata Jovem embarcou para sua segunda turnê europeia realizando apresentações para grandes públicos em cidades alemãs e suíças. No Tonhalle de Zurique, os jovens músicos cariocas foram convidados para tocar na celebração do centenário da ONG Save the Children, quando foram agraciados com o prêmio Swiss Charity Award. Depois, os jovens seguiram para Genebra onde se apresentaram no Palácio das Nações na sede europeia da ONU. Realizou também concertos em Düsseldorf e na Embaixada do Brasil em Berlim.

Em 2019, 2021 e 2023, tocou no Festival Rio Montreux. Em 2019 se apresentou no Palco Favela do Rock in Rio.

Em 2020 e 2021 fez várias lives e com grande sucesso lançou a música We Are the Champions que foi muito elogiada pela Banda Queen.

Em 2022 integrantes da CJRJ foram convidados a participar do AIMS Festival em Solsona (Espanha).

Atualmente a Camerata Jovem do Rio de Janeiro cumpre agenda intensa de apresentações.

Integração das orquestras infanto-juvenis

Integração das orquestras infanto-juvenis

O projeto “Integração das Orquestras Infanto-Juvenis dos núcleos de aprendizado musical da Ação Social pela Música” é composto por 120 alunos, todos dos núcleos de aprendizado musical das comunidades. Sua primeira apresentação foi realizada na sala principal da Cidade das Artes em 12/10/2022.