Atualmente, o projeto atende no total 4.406 alunos em 13 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização.
Núcleos Musicais
Os núcleos musicais visam à inclusão social e à promoção da cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através do ensino coletivo de música clássica, afastando-os do ócio e de atividades perniciosas.
Esses núcleos oferecem aulas de instrumentos de corda e sopro, prática orquestral e teoria musical, além de ações complementares como passeios culturais, reuniões socioeducativas com as famílias e reforço escolar para os alunos com dificuldade de aprendizagem. A prática pedagógica está estruturada nos quatro pilares da Educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.
Dos 13 núcleos, 7 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro: Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel, Cidade de Deus, Manguinhos, Morro dos Macacos, e agora São Gonçalo, englobando um total de 20 comunidades atendidas. Além disso, há 1 núcleo em Petrópolis, 4 núcleos em João Pessoa (Paraíba) e 1 núcleo em Ji-Paraná (Rondônia) e 1 núcleo, chamado Maestro David Machado, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Polos de Musicalização
Os polos de musicalização são desenvolvidos em parceria com creches e pré-escola, além de uma parceria com o Instituto Pertencer que atende pessoas com deficiências, oferecendo aulas de musicalização. Os polos de musicalização para a primeira infância têm como objetivo potencializar o desenvolvimento integral de crianças da educação infantil através de aulas de musicalização. Essa ação é desenvolvida em parceria com os Centros de Educação Infantil e pré-escolas das comunidades atendidas.
Novas Parcerias
Estamos fechando um Termo de Cooperação com a Secretaria Especial da Juventude (JUV-RIO) da Prefeitura do Rio de Janeiro, para execução da proposta “Música como instrumento de Educação, Cultura e Cidadania”, que visa realizar atividades socioculturais, concertos didáticos, oficinas musicais interativas para jovens nas Casa da Juventude Centro (AP1) e Casa da Juventude Pavuna (AP3) que pertence às áreas programáticas da JUV-RIO. A contrapartida da secretaria será subsidiar a logística da produção da realização das apresentações e oficinas.