ens

Programa Sociocultural
Conjuntos de Câmara

A formação de conjuntos de música de câmara tem como objetivo promover o aprimoramento técnico e artístico de jovens músicos e o protagonismo juvenil. A ideia é estimular a participação social dos jovens, o que contribui para seu próprio desenvolvimento pessoal. Como resultado, esses jovens tornam-se mais autônomos e comprometidos socialmente com valores de solidariedade incorporados.

Camerata Jovem do Rio de Janeiro

Camerata Jovem do Rio de Janeiro

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro é constituída por 17 jovens músicos cariocas, com idades entre 18 e 23 anos, todos oriundos do projeto Ação Social pela Música e moradores de diferentes comunidades do estado do Rio de Janeiro. Formada há apenas 7 anos, a Camerata já se apresentou em espaços consagrados da música clássica, no Brasil, como a Sala Cecilia Meireles, Cidade das Artes, Theatro Municipal, Rock in Rio, centros culturais, e ao lado de grandes músicos como o pianista chinês Lang Lang e o violonista brasileiro Yamandú Costa. Os jovens músicos participaram também, com grande sucesso, do Festival Internacional de Música de Londrina e do Festival Internacional de Música de João Pessoa.

Em 2017, eles fizeram sua primeira turnê para a Europa, realizando apresentações na Alemanha e Holanda, em espaços renomados da música clássica internacional, como o Concertgebouw em Amsterdã. Em 2018, a Camerata Jovem foi novamente convidada para realizar concertos no exterior e desta vez na cidade de Nova Iorque, sendo o grande destaque a apresentação na sede da Organizações das Nações Unidas (ONU).

Em agosto de 2019, a Camerata Jovem embarcou para sua segunda turnê europeia, realizando apresentações para grandes públicos, em cidades alemãs e suíças. No Tonhalle de Zurique, os jovens músicos cariocas foram convidados para tocar na celebração do centenário da ONG Save the Children, evento este onde eles foram agraciados com o prêmio Swiss Charity Award. Depois, os jovens seguiram para Genebra, onde se apresentaram no Palácio das Nações, na sede europeia da ONU. Por fim, a Camerata ainda realizou outros concertos em Düsseldorf e na Embaixada do Brasil em Berlim.

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro continua sua trajetória de sucesso preparando novos repertórios e realizando apresentações na cidade de Porto Alegre e São Paulos e concertos importantes para os Consulados e Embaixadas do Rio, no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, na Maratona do Rio, além de se apresentarem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Museu da República e no Montreux Jazz Festival.

07 Alunos da Camerata foram aprovados e participaram do Festival AIMS da Espanha que ocorreu em 2022.

A trajetória da Camerata Jovem se configura em uma importante ação afirmativa de visibilidade, referência e representatividade, inspirando e fortalecendo jovens de comunidades a seguirem e conquistarem seus sonhos.

Camerata da Vila

Camerata da Vila

A Camerata da Vila surgiu em 2018, fruto da dedicação e talento de jovens moradores do Morro dos Macacos e integrantes do projeto Ação Social pela Música do Brasil. Com 17 integrantes, ela atualmente está sob o comando do Gabriel Paixão que é um dos Spallas da OSJRJ. O conjunto já se apresentou na Cidade das Artes e tem participado de várias apresentações na Cidade do Rio em ações sociais promovido pelo TRJRJ – Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e em campanhas solidárias de conscientização da população, como a campanha setembro Verde (salvar vidas através da doação de órgãos), na abertura do evento de Lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes da cidade do Rio de Janeiro realizado no Museu do Amanhã, além de realizar concertos para a Secretaria Especial da Juventude do Rio(JUV-RIO), para os CRAS – Centro de referência para a oferta de serviços, programas e benefícios socioassistenciais de proteção social básica e para a SECEC-RJ- Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio.

Conjunto Allegretto

Conjunto Allegretto

O Conjunto Alegretto é composto por 11 integrantes, todos alunos do núcleo de aprendizado musical do Complexo do Alemão, e está evoluindo tecnicamente e artisticamente de forma significativa. Eles tem se apresentado em asilos, escolas, Clínica das famílias, posto de saúde e associações de moradores das comunidades, tendo uma atuação ativa na democratização e acessibilidade da música clássica.

Integração das orquestras infanto-juvenis

O projeto “Integração das Orquestras Infanto-Juvenis dos núcleos de aprendizado musical da Ação Social pela Música” é composto por 120 alunos, todos dos núcleos de aprendizado musical das comunidades. Sua primeira apresentação foi realizada na sala principal da Cidade das Artes em 12/10/2022.