Programa Sociocultural
Orquestras

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ)A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) fruto da ONG Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), da qual é indissociável, é composta por 55 jovens de grande talento e dedicação com idades entre 15 e 24 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro.

A OSJRJ foi criada inicialmente, na década de 80, pelo Maestro David Machado, projeto este que foi muito bem-sucedido até o encerramento de suas atividades em 1987. Em 2014, após assistir a um concerto realizado por vários alunos do Ação Social Pela Música, o Presidente do Conselho Consultivo da ONG, o advogado e melómano Ronald Riess, idealizou a retomada do projeto Orquestra Sinfônica Jovem.

orquestra Jovem do RJ

A participação desses jovens na Orquestra é fundamental para seu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Neste processo de aprendizagem, eles adquirem maior disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe, respeito e paixão pela arte, afastando-os, consequentemente, de atividades nocivas muito próximas de suas residências. Ao reunir e integrar adolescentes e jovens de diversas comunidades em um ambiente de prática orquestral, observa-se a música como um eficiente dispositivo de reestruturação emocional, inserção social e de crescimento pessoal. Como resultado, muitos deles ganham autoestima e confiança para enfrentar os desafios da vida adulta, abrindo oportunidades para exercer atividades remuneradas.

Com o objetivo de aperfeiçoar a prática orquestral e conduzir os jovens músicos à universidade e à profissionalização, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro proporciona a inclusão social, a democratização do acesso à música clássica e a cidadania.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro Já faz parte do programa cultural da cidade, tem realizado importantes concertos com grandes solistas e maestros renomados nas principais salas de concerto como Theatro Municipal, Cidade das Artes e Sala Cecília Meireles. Alguns desses jovens talentosos, inclusive, já se apresentaram em concertos na Alemanha, Holanda, Suíça e nos Estados Unidos.

Em 2023, a orquestra realizará 10 concertos no interior do Rio promovendo a interiorização da cultura como parte da parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio. Este ano ela também se tornou residente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em uma parceria inédita e extremamente importante para sua manutenção e aprimoramento. Atualmente a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro é a orquestra jovem de maior relevância no cenário artístico musical da cidade.

Além disso, a OSJRJ incentiva a formação de plateia, buscando a inclusão de pessoas que vivem à margem da programação cultural das cidades em grande parte por questões socioeconômicas. Dessa forma, ela exerce um papel relevante na democratização do acesso à cultura através da divulgação da música clássica nas comunidades do Rio de Janeiro.

Finalmente, a Orquestra realiza uma ação transformadora na vida desses adolescentes e jovens, na medida em que a educação através da música sensibiliza e promove uma mobilização integral das potencialidades do ser humano. A Ação Social pela Música acredita na manifestação artística musical como um instrumento de transformação social e de expressão para a redução das desigualdades sociais.

Orquestra Sinfônica Jovem do RJ