Programa Socioeducacional

Atualmente, o projeto atende um total de 4.406 alunos em 11 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização.

Núcleos Musicais

Os núcleos musicais visam à inclusão social e à promoção da cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através do ensino coletivo de música clássica, afastando-os do ócio e de atividades perniciosas.

Esses núcleos oferecem aulas de instrumentos de corda e sopro, prática orquestral e teoria musical, além de ações complementares como passeios culturais, reuniões socioeducativas com as famílias e reforço escolar para os alunos com dificuldade de aprendizagem. A prática pedagógica está estruturada nos quatro pilares da Educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.

O projeto atua em 4 núcleos musicais no município do Rio de Janeiro, 2 núcleos musicais na cidade de Petrópolis-RJ, 4 núcleos musicais em João Pessoa-PB e 1 núcleo musical na cidade de Ji-Paraná – RO.

Polos de Musicalização

Os polos de musicalização são desenvolvidos em parceria com creches e pré-escola, além de uma parceria com o Instituto Pertencer que atende pessoas com deficiências, oferecendo aulas de musicalização. Os polos de musicalização para a primeira infância têm como objetivo potencializar o desenvolvimento integral de crianças da educação infantil através de aulas de musicalização. Essa ação é desenvolvida em parceria com os Centros de Educação Infantil e pré-escolas das comunidades atendidas.

Novas Parcerias

Estamos fechando um Termo de Cooperação com a Secretaria Especial da Juventude (JUV-RIO) da Prefeitura do Rio de Janeiro, para execução da proposta “Música como instrumento de Educação, Cultura e Cidadania”, que visa realizar atividades socioculturais, concertos didáticos, oficinas musicais interativas para jovens nas Casa da Juventude Centro (AP1) e Casa da Juventude Pavuna (AP3) que pertence às áreas programáticas da JUV-RIO. A contrapartida da secretaria será subsidiar a logística da produção da realização das apresentações e oficinas.

O projeto é muito importante para os meus filhos. Eu fico orgulhosa de ver eles evoluindo na música e no instrumento, eu nunca imaginei na minha vida que os meus filhos iriam tocar violino, viola, violoncelo e que iriam gostar desse tipo de instrumento. É uma benção saber que eles já estão com um objetivo, já estão encaminhados, porque é muito ruim você ter um filho e não saber o que ele vai fazer. Eles estão muito interessados e querem seguir carreira. Na escola eles melhoraram muito suas notas, estão mais concentrados. Quero que eles continuem assim e o que eu puder fazer e estiver ao meu alcance para ajudar, eu vou fazer

Dona Débora de Jesus da Paixão
e seus filhos Gabriel, Natanael e Gileard

O Alberto era muito agitado, depois que começou no projeto, ele ficou bem melhor, o comportamento na escola e em casa melhorou muito, as notas ficaram melhores, o projeto ajudou muito meu filho, se ele não estivesse no projeto eu não sei o que seria dele, porque tudo que ele começava a fazer ele desistia. O Atila, adora o projeto a primeira coisa que ele faz quando volta da escola é deixar a mochila e pegar o instrumento para ir ao projeto dizendo “Mãe eu não posso me atrasar”. A Nicole, ama o projeto e o violino, ela é muito estudiosa, está sempre treinando em casa as músicas com os irmãos. Meus vizinhos sempre comentam: ‘Que lindo seus filhos tocarem assim.’ Eu fico orgulhosa e feliz.

Dona Angelita Cunha dos Santos
e seus filhos Alberto, Atila e Nicole